Sobre

Olivia Hernández trabalha em todas as etapas do desenho sonoro: na captação de som direto, na edição de som e na mixagem. Formou-se em audiovisual pela Facultad de Medios de Comunicación Audiovisual del Instituto Superior de Arte de Cuba- ISA, na habilitação de som. Graduou-se também na habilitação de som (desenho sonoro, som direto e mixagem) no curso regular da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños – EICTV. Em 2015, foi uma das seis selecionadas na especialidade de som para o Talents Guadalajara, integrante do programa Berlinale Talents, participando da oficina: “O caminho criativo do som”, ministrada por Martín Hernández e uma das duas selecionadas para o Talents Buenos Aires de 2019. Entre os trabalhos como desenhadora de som estão os longas-metragens: Marés (2018), New Life S.A.(2018) e Cuba Jazz(2017); e os curtas-metragens: Rosinha(2016), Riscados pela Memória(2018) e diversos outros. Como técnica de som de direto, fez os longas-metragens Chão (2019), Teoria do Ímpeto(2018), O Processo(2018), Irremediablemente Juntos(2012), entre outros. Foi premiada com a Melhor Edição de Som na Mostra Brasília, do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pelo curta-metragem Riscados pela Memória. Participou de diversas comissões de seleção e júri de mostras e festivais de cinema em várias regiões do Brasil.


Experiência Profissional

2019
• Realizadora do projeto Coleção Sonora do Cerrado, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC.

2018
• Ministrante da Oficina de Captação Sonora, projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC;
• Ministrante da Oficina de Captação de Som Direto para Audiovisual, no
Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília – DAN/UnB.

2017
• Júri da Mostra Competitiva de Longas–metragens da I Bienal Internacional de Cinema Sonoro, em Goiânia – GO;
• Ministrante da Oficina de Formação para Assistentes de Som Direto, durante o V Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema – ENPSC.

2015
• Ministrante da Oficina de Captação de Som Direto, no 8º Festival Internacional de Filmes Curtíssimos.

2013
• Membro da Comissão Julgadora da 4ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano;
• Membro do Júri do 20º Festival de Vídeo de Teresina.

2011 e 2012
• Técnica de som em DJS-ESTÚDIOS, em Brasília – DF;
• Técnica de som e editora de som do Departamento de som do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográfico – ICAIC.

2010 a 2012
• Técnica de som e pós-produtora de som na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños – EICTV, em Cuba.

2006 e 2007
• Assistente de gravação musical no Estúdio de Gravação Sonora do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográfico – ICAIC.

Formação Complementar

2019
• Selecionada para participar do Talents Buenos Aires, durante o 21º Festival Internacional de Cine Independiente de Buenos Aires – BAFICI.

2015
• Selecionada para participar do Talents Guadalajara e da oficina: “O caminho criativo do som”, ministrada por Martín Hernández, durante o 30º Festival Internacional de Cine de Guadalajara;
• Workshop “Processo criativo de trilha para cinema”, ministrado por Helder Aragão.

2014
• Oficina teórica-prática “Sound design para filmes e jogos digitais”, ministrada por Jean-Luc Sinclair, professor do Berklee College of Music e da New York University;
• Oficina “A evolução do áudio no cinema mundial e brasileiro” ministrado por José Luiz Sasso durante o 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

2010
• Oficina teórica-prática “Musica para Cine: Procesos y Técnicas”, ministrado por Robert Kraft, Presidente da Fox Music, durante o 32º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana.

2007
• Seminário: “Los estúdios actuales sobre la cultura visual: porfías en la
incertidumbre
”, no Centro Teórico-Cultural Critérios, em Cuba.

2005
• Curso de operador, gravador, musicalizador e editor artístico em som analógico e digital na Unión Nacional de Escritores y Artistas de Cuba.

2003
• Curso de Física y Musica, na Universidad de La Habana, em Cuba.